A famosa sentença de Tolstoi no início de Anna Karenina (1877)
“As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada
uma à sua maneira” poderia ser uma epígrafe perfeita para alguns dramas vividos
pelas personagens principais de Velho Chico. A novela tem como pedra
fundamental a rivalidade entre duas famílias e explora sob diversos ângulos
seus dramas coletivos e individuais. Família em primeira instância remete a
sangue, signo definidor desses laços. A ideia de sangue e todos os sentidos que
desse elemento, tão concreto e tão simbólico, podem emergir circula com força
na narrativa.
O sangue aparece através de várias situações e sentidos.
Seja de forma indireta, através da preocupação com a sucessão do clã dos Sá
Ribeiro tão fortes na falas de Dona Encarnação (Martim, herdeiro biológico x
Carlos Eduardo, herdeiro social) ou de forma mais explícita, como nas cenas da
emboscada e suposta morte de Santo com Tereza e Miguel “lavados” com seu
sangue, ou nas várias possibilidades de vingar e honrar o sangue já derramado.
Mas ainda há outro elemento que mexe também com essa simbologia, a possibilidade
de incesto entre Olívia e Miguel. Daí sai de cena Tolstoi e entra Eça de
Queirós e seus Maias.
No famoso romance de 1888, ao traçar magnificamente um painel da
aristocracia portuguesa através da família Maia, Eça põe em discussão o tema do
incesto, assunto tão tabu na nossa cultura. Velho Chico, como um bom rio que é,
bebe em muitas águas e em muitas fontes e realiza muito bem o princípio da
intertextualidade das mais diversas formas. O drama dos “irmãos” na novela,
para nossa moral e consciência tranquila, não será o mesmo dos irmãos da Maia,
Maria Eduarda e Carlos Eduardo.
Os nossos jovens conheceram-se e apaixonaram-se, e ao descobrir o
parentesco, foram maltratados pelo destino que ordenava o fim daquele desejo
pecaminoso. Olívia e Miguel sofreram copiosamente por não poder viver aquele
amor. Já os portugueses também se conhecem e se apaixonam, vivem uma relação
ardente e só descobrem depois que são irmãos separados na infância pela leviana
mãe, Maria Monforte. Benedito Ruy Barbosa e sua equipe colocaram tintas novas
nesse quadro, sobretudo no momento da revelação.
Em Os
Maias, Carlos descobre o parentesco e vai ao encontro da amante e agora
irmã para contar da tragédia que foram vítimas, mas sucumbe ao desejo e tem
mais uma noite com ela já sabendo da verdade, então há um incesto de fato nessa
ocasião, já que antes desconhecia. Em Velho Chico,
Olívia descobre que não são irmãos através de sua mãe, que numa cena comovente,
liberta sua filha daquela angústia e também se liberta das mentiras que a
sufocavam. Olívia vai ao encontro de Miguel, que ainda sem saber, não resiste e
enfim dá-lhe o beijo tão adiado na ainda irmã, e é claro que ela sem culpa
alguma corresponde (ela e nós já sabíamos, portanto, não houve incesto). Só
então conta a verdade redentora que a permite viver seu amor, mas a
afasta do sangue dos Anjos e de ser filha do homem que tanto admira. São os
encantos da ficção a contar e recontar as mesmas histórias de modos diferentes.
Outra força que movia Os Maias e também os dois clãs da novela é a
noção do destino(uma crítica de Eça ao cientificismo cego), que as coisas acontecem porque tem que acontecer, regidas por
leis superiores que desconhecemos e quem ousa duvidar desse fado paga caro,
como vários mitos gregos nos contam ao longo dos séculos. Luzia ousou mexer no
destino de Santo e Tereza e está pagando com seu sacrifício. Saruê, Cícero e
Carlos Eduardo igualmente tentam separar o casal e eles reatam o amor. Na cena
do resgate de Santo na aldeia por Tereza, a índia, uma espécie de sacerdotisa,
reconhece a ligação dos dois e afirma que ficarão juntos, não se sabe quando,
reafirmando a primazia do destino sobre as ações e intervenções humanas.
Por falar no resgate de Santo, todas as cenas desde o momento de
sua “morte” foram muito sofisticadas e carregadas de outras menções literárias
e míticas. A emboscada teve um quê de Jorge Amado e mais ainda de Adonias Filho
e a idéia de morte e ressurreição foi atravessada por mitos gregos e dos nossos
também. Desde a barca de Caronte fazendo a jornada entre o mundo dos vivos e os
dos mortos ao Nego D’água evocado por Dona Ceci (benzedeira, figura tão cara na
nossa cultura, sibila sertaneja), os rituais de pajelança, o diálogo entre os
dois mundos, mostrado em paralelo com as almas de Santo e Tereza (ela de
branco) e enfim o retorno de Santo ao mundo dos vivos após os apelos de sua
amada...Ou se preferirmos mais um mito revisitado, Orfeu e Eurídice, que no
sertão do Brasil seria Eurídice e Orfeu, pois é ela quem o busca no
além...Continuemos a nos afogar nesse rio de histórias...
P.S. Em breve falaremos de Justiça, esse soco seco no estômago, no
coração e na consciência...