Para minha mãe Antônia, fiel companheira dessa história e de tantas outras.
A novela das 18:00h, Tempo de amar, traz em si todas as virtudes de um bom folhetim de época. Sob a autoria de Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago (argumento de Rubem Fonseca), o primeiro já mostrou seu talento em outras produções de época seja como colaborador ou como autor principal (Força de um desejo, Direito de amar, Um só Coração, JK). Só agora nas férias tive tempo de apreciá-la como ela merece, e aceitei o convite para sentar-me como se estivesse na Confeitaria Colombo e degustá-la. Esse horário é ingrato para nós mulheres desdobráveis. Começo a elogiar a estética da trama, a fotografia e cenários, sejam do Portugal interiorano com suas quintas e casas de pedra, ou do Rio de Janeiro do final dos anos 20, estão belamente representados e funcionam como molduras para a narrativa. Vale destacar o enxerto de imagens de época que conferem mais beleza e veracidade à tela da ficção.
A novela das 18:00h, Tempo de amar, traz em si todas as virtudes de um bom folhetim de época. Sob a autoria de Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago (argumento de Rubem Fonseca), o primeiro já mostrou seu talento em outras produções de época seja como colaborador ou como autor principal (Força de um desejo, Direito de amar, Um só Coração, JK). Só agora nas férias tive tempo de apreciá-la como ela merece, e aceitei o convite para sentar-me como se estivesse na Confeitaria Colombo e degustá-la. Esse horário é ingrato para nós mulheres desdobráveis. Começo a elogiar a estética da trama, a fotografia e cenários, sejam do Portugal interiorano com suas quintas e casas de pedra, ou do Rio de Janeiro do final dos anos 20, estão belamente representados e funcionam como molduras para a narrativa. Vale destacar o enxerto de imagens de época que conferem mais beleza e veracidade à tela da ficção.
A
pesquisa histórica também é digna de nota. Temos como pano de fundo todas as
questões que pulsavam na nossa Belle epoque tropical. Um Brasil pós-escravidão,
vivendo as primeiras décadas da República, se assentando naquilo que começaríamos
a chamar de nossa modernidade convivendo com os resquícios coloniais,
urbanização, industrialização, imigração, organização das relações trabalhistas
(Vide Pepito e as geleias Supimpa), jogadas políticas, sobrados e cortiços,
movimentos culturais, boemia. É interessante notar um rebuliço nas classes
sociais e posições que começam a se mexer, como é o caso da megerinha de Débora
Evelyn que faz de tudo para manter a pose de um status quo que já não possui ou acha que possuiu. Observem as cenas do Grêmio onde os jovens da
trama discutem feminismo, literatura, racismo, artes, inclusive com a presença
de Pixinguinha e Gilka Machado. Há também muitas cenas de rua e ambientes
sociais variados, bares, cafés, cinemas, confeitarias e o simbólico cabaré
enfatizando bem o frêmito do período, como numa crônica de João do Rio ou Bilac.
Sobre
o eixo central paira o tema dos temas de todos os folhetins: O drama amoroso de
Maria Vitória e Inácio e suas agruras para conseguir viver esse sentimento de
além e aquém-mar. Até uma fadista temos (Quem diria que Magda poderia!) para
alimentar mais a coita de amor. Como soe acontecer há os vilões dispostos a
separar o casal. Dessa vez duas vilãs com V maiúsculo. Desse lado do oceano, Lucinda, surpreendente Horta (virei fã depois de Elis), e toda sua carga de
rancor e cicatrizes. Do lado de lá do Atlântico, Delfina, brilhante Sabatella,
com seu desejo de reparação que lhe cega (ecos de juliana de O primo Basílio). O tema dos temas que atravessa os
séculos está magistralmente representado na abertura com casais que atravessam
a nossa cultura: Adão e Eva, Helena de Troia e Páris, Romeu e Juileta, Zumbi e
Dandara e Lampião e Maria Bonita em quadros que vão se superpondo para retratar
a ideia da força do amor dos protagonistas. Ao lado deles na trama, outros
romances vão surgindo e também nos encantando, seja na burguesia ou no
proletariado, ou melhor ainda quando se misturam como o médico e a doméstica.
É mesmo uma novela de amor e como amor rima com humor, há cenas bem cômicas
como a de Seu Geraldo e Dona Nicota na Festa dos Porcos...
A
trama é bem construída e parece ter espaço para todas as personagens aparecerem
um pouco e todas têm alguma complexidade. Desde o gigante Tony Ramos aos bem
novatos como os jovens imigrantes. E por falar em personagens, fomos brindados
com a aparição de Ester Delamare (Malu Mader), a baronesa de Sobral de Força de um desejo, uma das melhores
novelas de época que já tivemos. Um show de intertextualidade, não só cruzando
os enredos, mas também cruzando os tempos, pois uma das suas falas foi sobre o
fato de que agora os títulos de nobreza não mais importavam.
Sempre
é tempo para falar de amor, sempre é tempo para boas histórias sobre esse “Um não sei quê, que
nasce não sei onde; Vem não sei como; e dói não sei porquê.”
Continuemos...Afinal:
Balada do amor através das idades
desde tempos imemoriais.
Eu era grego, você troiana,
troiana mas não Helena.
Saí do cavalo de pau
para matar seu irmão.
Matei, brigamos, morremos.
Virei soldado romano,
perseguidor de cristãos.
Na porta da catacumba
encontrei-te novamente.
Mas quando vi você nua
caída na areia do circo
e o leão que vinha vindo,
dei um pulo desesperado
e o leão comeu nós dois.
Eu era grego, você troiana,
troiana mas não Helena.
Saí do cavalo de pau
para matar seu irmão.
Matei, brigamos, morremos.
Virei soldado romano,
perseguidor de cristãos.
Na porta da catacumba
encontrei-te novamente.
Mas quando vi você nua
caída na areia do circo
e o leão que vinha vindo,
dei um pulo desesperado
e o leão comeu nós dois.
Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitânia.
Toquei fogo na fragata
onde você se escondia
da fúria de meu bergantim.
Mas quando ia te pegar
e te fazer minha escrava,
você fez o sinal-da-cruz
e rasgou o pito a punhal..
Me suicidei também.
flagelo da Tripolitânia.
Toquei fogo na fragata
onde você se escondia
da fúria de meu bergantim.
Mas quando ia te pegar
e te fazer minha escrava,
você fez o sinal-da-cruz
e rasgou o pito a punhal..
Me suicidei também.
Depois (tempos mais amenos)
fui cortesão de Versailles,
espirituoso e devasso.
Você cismou de ser freira..
Pulei o muro do convento
mas complicações políticas
nos levaram à guilhotina.
fui cortesão de Versailles,
espirituoso e devasso.
Você cismou de ser freira..
Pulei o muro do convento
mas complicações políticas
nos levaram à guilhotina.
Hoje sou moço moderno,
remo, pulo, danço, boxo,
tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável
boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
eu, herói da Paramount,
te abraço, beijo e casamos.
remo, pulo, danço, boxo,
tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável
boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
eu, herói da Paramount,
te abraço, beijo e casamos.
Carlos Drummond de Andrade